Buscar
  • Logistica Urbana e Mobilidade

Comportamento do trânsito nos meses de férias escolares

Normalmente é atribuída uma queda significativa no volume de tráfego nos meses de férias escolares. Chega-se a apontar empiricamente que esta queda atinja a 50% quando comparado ao período de aulas regulares. Entretanto, analisando os dados históricos do tráfego de 2017, 2018 e 2019 visualizamos um comportamento diferente desta percepção. Os Gráficos 1, 2 e 3, mostram o volume de tráfego nos meses de janeiro, julho e dezembro nos anos 2017, 2018 e 2019, assim como a média de veículos mensal que circularam na região central em cada um desses anos.


Gráfico 1 – Comportamento do volume de tráfego de automóveis em férias escolares


O mês de janeiro de 2018 registrou uma queda no volume de tráfego de veículos em torno de 7%, em comparação a dezembro de 2017. A mesma comparação entre janeiro de 2019 com dezembro de 2018 tem-se uma redução em torno de 4% no volume de tráfego de janeiro. Essa diferença em janeiro de 2020 ficou ainda maior, janeiro registrou uma queda em torno de 13% quando comparado a dezembro de 2019. Outra análise interessante é comparar o volume de tráfego de automóveis nos meses de férias escolares com a média mensal de cada ano. O Quadro 1 apresenta, em dados percentuais, a comparação do volume mensal com a média mensal de cada ano.


Quadro 1 – Comportamento do volume de tráfego de motos em férias escolares


No Gráfico 2, o volume de tráfego de motos em janeiro de 2018 registrou um aumento em torno de 4%, em comparação a dezembro de 2017. A mesma comparação entre janeiro de 2019 com dezembro de 2018 tem-se um aumento em torno de 7% no volume de tráfego de janeiro. Em janeiro de 2020 houve um comportamento contrário e este mês registrou uma queda no volume de tráfego de motos em torno de 4% quando comparado a dezembro de 2019.


Gráfico 2 – Comportamento do volume de tráfego de motos em férias escolares


O Quadro 2 apresenta, em dados percentuais, a comparação do volume mensal com a média mensal de cada ano.


Quadro 2 – Comportamento do volume de tráfego de motos em férias escolares


O Gráfico 3 apresenta informações intrigantes sobre o volume de tráfego de ônibus, caminhões e vans durante as férias escolares. Veja que o volume de tráfego em janeiro de 2018 registrou uma queda em torno de 3%, em comparação a dezembro de 2017. A mesma comparação entre janeiro de 2019 com dezembro de 2018 tem-se um aumento em torno de 7% no volume de tráfego de janeiro. Já janeiro de 2020 houve um aumento no volume de tráfego em torno de 3% quando comparado a dezembro de 2019.


Gráfico 3 – Comportamento do volume de tráfego de ônibus, caminhões e vans em férias escolares


Além disso, apesar da redução da circulação de ônibus (em torno de 30%) e diminuição da circulação das vans escolares, o volume de tráfego desses veículos está próximo a média mensal de cada ano. O Quadro 3 apresenta, em dados percentuais, a comparação do volume mensal com a média mensal de cada ano.


Quadro 3 – Comportamento do volume de tráfego de ônibus, caminhões e vans em férias escolares


Assim, para garantir o menor tempo e custo nas entregas e deslocamentos dentro de Belo Horizonte é necessário atentar a realidade do nosso tráfego, que, como apresentado está longe de reduzir 50% em períodos de férias escolares.


#TrânsitoBH #Pandemia #Julho2020 #Painel

0 visualização
 

URBLOOG

UFMG

(31) 98717-9564

  • Facebook
  • LinkedIn

©2020 por URBLOG. Orgulhosamente criado com Wix.com