Localização de instalações

Identificação do arranjo logístico mais apropriado para a coleta e beneficiamento do soro de queijo nas mesorregiões Zona da Mata e Campo das Vertentes de Minas Gerais

Financiador(es): FAPEMIG

Definição de localização ótima para instalação de unidade de beneficiamento de soro de queijo em Minas Gerais.

 

International production networks: Global strategies and the development of capabilities for local value capture

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq

Este projeto procura abordar algumas complexidades da gestão empresarial em redes globais, enquanto situa a discussão das relações da matriz com subsidiárias posicionadas geograficamente sob diferentes condições ambientais. Aborda o papel das subsidiárias para as redes em locais sob diferentes condições ambientais, o desenvolvimento de novas capabilities específicas para os locais e a dicotomia estratégia global vs. condições de atuação no local. 

Estratégias de Suprimentos, de produção e de transportes na logística das empresas

Reinforcing disadvantaged communities in Argentina, Brazil, Colombia and Uruguay

Financiador(es): Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO)/Austrália

CSIRO’s proposal “Reinforcing disadvantaged communities in Argentina, Brazil, Colombia and Uruguay” to the Australian Agency for International Development aims at achieving better utilisation of the whey produced by small cheese producers in these countries. More than 50% of the cheese-making sector in South America is made of small cheese makers that use less than 25000 litres per milk per day. Currently, whey goes to waste or to animal feed because these small manufacturers do not have the capacity to preserve it to consistent quality levels. The economic decision making model described next can be applied in selected cheese maker cluster regions. The model will select 1) the optimal location of a processing facility, 2) the optimal transportation flows to this facility, and 3) the best products (and processes) to be selected according to the reality of the cheese cluster site. The model will provide with the best cost option among a number of alternatives including animal feeds, product development and potentially biofuels.

 

​Diagnóstico dos serviços de transporte em Minas Gerais

Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas-SEBRAE/MG

Avaliação dos serviços de transporte pelo lado da oferta das transportadoras e pelo lado dos embarcadores, visando a qualificação dos serviços.

 

Otimização da gestão logística da captação de leite da Cooperativa Castrolandia

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq, Financiadora de Estudos e Projetos-FINEP

O objetivo geral deste projeto foi o desenvolvimento e implementação da ferramenta de gestão do processo logístico de captação de leite na Cooperativa Agropecuária Castrolanda (PR), projeto financiado pelo Fundo Verde-Amarelo/Finep. 

 

Logística agroindustrial paranaense: estudo dos fretes

Financiador(es): Fundação Araucária /PR

O objetivo do projeto foi realizar um estudo dos custos da logística paranaense utilizada pela produção agrícola e agroindustrial, com foco nos fretes praticados. Para tanto, foram estudados aspectos dos fretes, procurando diferenciá-los entre produtos e regiões, identificar sazonalidade, compreender as ações dos embarcadores, nos aspectos formas de governança e preferências, avaliar os impactos do pedágio e identificar os atributos valorizados na contratação de operações logísticas.

 

Programa de Desenvolvimento Agroalimentar da Região Metropolitana de Curitiba (Prodam) - Logística para pequenos produtores

Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas-SEBRAE/PR - Prefeitura Municipal de Curitiba (PR)

Esse projeto apoiou o Programa de Desenvolvimento Agroalimentar da Região Metropolitana de Curitiba (Prodam), no diagnóstico e estudo de alternativas para a logística de pequenos produtores reunidos em Cooperativas no Estado do Paraná. A características principal do projeto foi o atendimento a cerca de 200 produtores ligados a 14 cooperativas, abordando 4 famílias de produtos: orgânicos, minimamente processados, processados e in natura. 

Logística colaborativa – Clusters de pequenas e médias empresas

Desenvolvimento de Metodologias para Logística de Pequenas e Médias Empresas

Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas-SEBRAE/MG

Desenvolvimento de metodologias de diagnóstico e elaboração de planejamento para a logística de pequenas e médias empresas

 

Diagnóstico e Plano de Ação da logística das empresas do APL de Eletroeletrônicos de Santa Rita do Sapucaí (MG), do APL de Biotecnologia da Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), do APL de Calçados de Nova Serrana (MG), de Fundição do Centro-Oeste Mineiro (MG), do APL de Móveis de Ubá e Região

Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas-SEBRAE/MG

Este projeto visou o desenvolvimento de Diagnóstico e do Plano de Ação para os Processos Logísticos das Empresas de Arranjos Produtivos Locais (APLs), tendo por objetivo o desenvolvimento de competitividade por meio do compartilhamento da logística (compras, transporte, armazéns,...)

Infraestrutura – sistemas de transportes

Políticas Públicas e o Desenvolvimento de Minas Gerais - Infraestrutura e Logística

Financiador(es): BDMG – Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais

O projeto avaliou as políticas públicas realizadas no âmbito do governo estadual, gestão 2014-2017, na área de infraestrutura e sistemas de transporte. Foram avaliados os Programas de governo, as ações, a aplicação dos recursos e o desempenho da política púbica.

 

Ports of Cincinnati and Northern Kentucky: Clusters and Supply Chains Snapshots

Financiador(es): Central Ohio River Business Association (CORBA), Ohio-Kentucky-Indiana Regional Council of Governments (OKI), and Northern Kentucky Tri-County Economic Development Corporation (Tri-ED), junto com a equipe da Northern Kentucky University

This project was conducted by researchers from Northern Kentucky University (NKU), Miami University in Ohio (MIAMI), and the Federal University of Minas Gerais (UFMG) in Brazil. It has been developed in partnership with the Central Ohio River Business Association (CORBA), Ohio-Kentucky-Indiana Regional Council of Governments (OKI), and Northern Kentucky Tri-County Economic Development Corporation (Tri-ED). The underlying research questions are the following: Are there unexplored opportunities to expand the utilization of the Ohio River as a preferred mode of transportation for some of the supply chains that are part of thousands of companies in the Cincinnati tristate region? If there are opportunities, what would be the main industries to focus? Within the main industries, which could be the possible companies? What kind of cargos should be the focus: inbound, outbound, or reverse logistics? Finally, if efforts should be done to attract companies to the region, which industries should be the focus?

 

PPA 2008-2011 - Estudo para subsidiar a abordagem da dimensão territorial do desenvolvimento nacional e no planejamento governamental de longo prazo

Financiador(es): Ministério do Planejamento e Orçamento - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – CGEE

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) contratou o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) para a execução do Projeto Estudo para Subsidiar a Abordagem da Dimensão Territorial do Desenvolvimento Nacional no Plano Plurianual PPA 2008-2011 e no Planejamento Governamental de Longo Prazo. O Estudo teve por finalidade prover subsídios ao processo de elaboração do PPA 2008-2011 e subseqüentes e contribuir para a estruturação do planejamento territorial no Brasil.

 

Análise de viabilidade sócio-econômica e modelagem PPP do Metrô de Belo Horizonte

Financiador(es): Tectran - Governo do Estado de Minas Gerais

Estudo de demanda, capacidade de oferta, plano viário e custos da ampliação do Metrô de Belo Horizonte.

 

Prodimento de manifestaçãoã de interesse - Concessões de rodovias de Minas Gerais/Projeção de crescimento do tráfego

Financiador(es): Tectran - Governo do Estado de Minas Gerais

Estudo de demanda, capacidade de oferta e custos de prestação do serviço e arrecadação em lotes rodoviários em Minas Gerais para fins de pedagiamento

 

Desempenho dos Terminais Multimodais da Cadeia Logística de grãos

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq

 

Estudo da avaliação da demanda pelo transporte ferroviário de cargas no Brasil

Financiador(es): Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Banco Mundial)-BIRD

Atributos da demanda e subsídios para a definição de novos projetos ferroviários no Brasil.

Logística de resíduos sólidos

Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Belo Horizonte (em consórcio com a Myr Projetos)

Financiador(es): Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Banco Mundial) - BIRD - Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Plano de coleta de resíduos, custeio da coleta de resíduos nas suas diversas modalidades e estratégias de coleta de curto, médio e longo prazos.

 

Análise Econômica no Plano Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos – Polo Turístico do Vale do Jequitinhonha – MG

Financiador(es): Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Banco Mundial)-BIRD | SEMAD – Secretaria de Estado do Meio Ambiente de Desenvolvimento – MG

Geração e destinação de resíduos em municípios de pequena população e baixa capacidade financeira

 

Consultoria econômica para a estruturação e operacionalização do Consórcio ECOTRES

Financiador(es): Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Banco Mundial) - BIRD | Ministério do Meio Ambiente (MMA)

Variáveis relevantes e diretrizes na formação de consórcios de municípios de pequena população e baixa capacidade financeira

 

Consórcio Intermunicipal de Reciclagem e Compostagem de lixo sediado em Cristiano Otoni-MG

Financiador(es): Fundação Israel Pinheiro

Plano de consorciamento, de operacionalização, de gestão e de investimentos em consórcio para coleta e destinação final de resíduos sólidos